Saltar para o conteúdo principal
SprutCAM X imagem principal

Como podemos descrever, de forma breve, as novas versões do SprutCAM X 17?

As novas versões de SprutCAM X e SprutCAM X Robot são soluções CAD/CAM/OLP para criadores extraordinários e formam um ecossistema de software completo. São, até aos dias de hoje, as versões mais poderosas e completas, de fácil utilização e muito intuitivas.

Um sistema CAD/CAM feito para os novos métodos e tecnologias de fabrico

Nos dias de hoje, os engenheiros preferem explorar softwares de forma independente e começar a usá-los rapidamente. Atendendo a isso, o SprutCAM X 17 e SprutCAM X Robot 17 estão equipados com a, indispensável, funcionalidade de Inteligência Artificial Éncy. Esta assistente virtual do SprutCAM X. é a primeira da indústria e abre um leque de oportunidades para aprender e obter um g-code mais adaptado ao desafio e eficiente.

SprutCAM X Point Pick and Place

Quando se trata de programar robôs industriais que manipulam peças de variadas formas, diferentes dimensões e materiais, o SprutCAM X Robot praticamente não tem concorrência, no que toca à fresagem robótica. Considerando os diferentes tipos de utilização do SprutCAM X Robot, incluindo: soldadura, deposição aditiva, “pick-and-place”, pintura, polimento e muito mais, definimos o SprutCAM X Robot como uma solução “três em um” de CAD/CAM/OLP para tarefas robóticas complexas e criativas.

Quais as principais novidades do SprutCAM X Robot 17?

– Melhoria nas operações de Point e Pick and Place, para mover objetos de um local para outro utilizando o braço robótico. Agora, pode criar qualquer número de pontos nodais e mover o end effector através dos mesmos.

– Novas operações para dispersão de partículas (pintura), nomeadamente

por contorno, superfície, fluxo e rotativo.

– Melhorias no optimizador redundante de eixos, incluindo na interface e no mapa de limites de eixos periódicos.

SprutCAM X Point Pick and Place 2
sprutcam x snapshots

A versão mais poderosa até à data

Uma das inovações mais esperada na versão 17 é a possibilidade de abrir em simultâneo vários projetos diferentes (Multiproject), que permite agilizar os fluxos de trabalho, melhorar a eficiência e reutilizar abordagens semelhantes em diferentes projetos.

A funcionalidade Snapshot é, também, outra importante novidade que funciona como uma opção de “desfazer” a sequência de trabalho no CAM.

Cria imagens do ecrã de forma automática em cada fase, permitindo voltar atrás a partir de uma lista de imagens geridas automaticamente para uma previsão conveniente.

O ficheiro de setup da máquina poupa tempo de uma forma significativa, especialmente para utilizadores com necessidade de reutilizar ferramentas e outros periféricos. Permite duplicação das definições da máquina e das suas funcionalidades para um template pronto a ser trabalhado.

O relatório das operações de fabrico de uma peça foi completamente redefinido, com um interface mais intuitivo, com resultados praticamente instantâneos, passando a ter apenas o conteúdo relevante para cada operação, acompanhado de várias imagens de alta resolução com controlo da qualidade das mesmas e um modo avançado para gerar listas de definições mais extensas, com possibilidade de lidar com templates e exportar em vários formatos.

A versão mais completa de sempre

  • Na versão 17 é dada especial atenção às operações de 3 eixos. Por exemplo, a operação Roughing Waterline proporciona novas funcionalidades, como uma integração perfeita na maquinação do material sobrante dos cantos. Cálculo 30 a 40% mais rápido (utilizando apenas um núcleo do CPU), maior estabilidade, opções de simulação que destacam o corte durante os movimentos de avanço rápido, e funcionalidades de simulação que realçam as entradas no material que possam estar incorretas.
  • Foi introduzida a funcionalidade Undercut Waterline, para fresagem a 3 eixos, que suporta qualquer tipo de ferramenta de corte (Lollipop, disk tool, slot tool, etc.), com passagens adaptativas nos desbastes e cálculo multi-core.
  • Foi adicionada uma tolerância nunca antes vista à simulação com sólidos a 5 eixos, o que trás um benefício significativo quando utilizamos ferramentas pequenas no corte de grandes stocks, tal como acontece frequentemente nas operações de Wire EDM ou de corte laser.

Ecossistema SprutCAM X

O SprutCAM X é mais do que um software CAD/CAM/OLP. Representa um universo completo de produção digital.

A introdução da nova biblioteca de projetos online oferece uma plataforma na cloud que facilita a colaboração e a partilha dos projetos entre os utilizadores, parceiros e clientes.

O MachineMaker, um construtor digital de células robóticas e máquinas CNC, agora suporta qualquer tipo de eixos adicionais nas máquinas de fresagem, Tornos-Fresa e Tornos-Suíços. O novo editor interativo permite remover ou adicionar facilmente elementos de máquina/célula, acelerando significativamente o setup de máquina/célula.

O módulo de CAD, presente em toda a solução, tem janelas e menus otimizados para monitores HD. A performance e a estabilidade foram melhoradas e foram adicionadas novas operações: fillets, chanfros e operações booleanas melhoradas, assim como novas funcionalidades de sketching.

SprutCAM X: Fácil de aprender e utilizar

Foram introduzidas dicas inteligentes para orientar o utilizador pelos diferentes parâmetros, tornando a utilização intuitiva e interativa, o que ajuda na navegação por entre as centenas de parâmetros tecnológicos.

O SprutCAM X 17 vem com bastantes melhorias no design e na interface, garantindo um melhor balanço de cores e um design consistente em toda a interface. Todas estas mudanças fazem com que as ferramentas estejam sempre acessíveis ao utilizador, num design pensado para evitar distrações e manter um fluxo de trabalho constante.

Deixe uma resposta

Fechar Menu