SOLIDWORKS Simulation – Otimização roda de abdominais
Neste post partilho um lado mais pessoal onde combino o meu gosto pela engenharia com o meu estilo de vida saudável: modelei no SOLIDWORKS e imprimi numa impressora 3D uma roda de abdominais. Comecei por desenhar um apoio e utilizei as ferramentas do SOLIDWORKS Simulation para otimizá-lo. Inicialmente modelei-o curvo mas com a análise de tensões, alterei-o para linhas retas.
As imagens abaixo mostram as tensões e o deslocamento do modelo inicial (no lado esquerdo com linhas curvas) e do modelo final (no lado direito com linhas retas). Este é um exemplo claro de como as ferramentas de simulação e validação estrutural têm ainda mais valor quando utilizadas em simultâneo com a modelação: em vez de esperar pelo fim do processo de modelação fui encaminhando o meu design tendo em conta as indicações desta ferramenta.
Modelo inicial – Linhas curvas
Gráficos das tensões e da deformada
Modelo final – Linhas retas
Gráficos das tensões e da deformada
Na modelação da roda, comecei por modelar os aros, inseri o raio modelado anteriormente e usei o circular pattern para criar os restantes raios.
Com todo o conjunto dos raios e aros modelados, fiz um estudo de projeto para determinar a melhor relação da largura do raio face às tensões e massa definido nos sensores. Como variáveis defini o reforço superior, reforço inferior e reforço frontal, com o objetivo de minizar as tensões. O SOLIDWORKS Simulation Professional faz automaticamente as várias iterações para encontrar o melhor cenário.
Para a modelação dos punhos usei o 3DTexture do SOLIDWORKS e apliquei posteriormente relevo para dar forma à superfície.
FORMAÇÃO SOLIDWORKS SIMULATION
Próxima ação de formação SOLIDWORKS Simulation – 7 de julho
Feita a modelação passei para a impressão 3D: usei TPU, material flexível para os punhos e revestimento da roda. Para a parte estrutural da roda, seleccionei um material de elevada resistência: PETG. Para os casquilhos usei PLA para não criarem resistência ao rodar contra o PETG da roda. Por fim usei um tubo de inox
Documentei todo o processo de modelação, validação estrutural, impressão e teste físico para que possam acompanhar todos os passos no vídeo que partilho abaixo.
Se tiver dificuldades no download dos ficheiros solicite-os através do email mkt@creatrix.pt