Skip to main content

7 Mitos da Cloud

Praticamente sem nos apercebermos as soluções na Cloud entraram nas nossas vidas pessoais. Hoje em dia quase todos contratamos Software as a Service (SaaS), seja quando temos fotos armazenadas em servidores de terceiros, quando vemos series ou participarmos em reuniões virtuais. Mas ainda há alguns mitos da Cloud para fins profissionais. Vamos analisar cada um deles?

#1 Os meus dados não estão protegidos

Apesar de muitos de nós julgarmos estar mais vulneráveis ao roubo de ficheiros com um serviço Cloud, a verdade é que a maioria dos ataques acontecem em servidores locais nas empresas. As plataformas na Cloud têm equipas de especialistas em segurança informática, que se dedicam exclusivamente a estudar e aplicar as normas de segurança e técnicas mais avançadas para garantir a segurança dos dados. Estas equipas garantem que as infraestruturas como servidores, sistemas operativos e softwares estão protegidos e são constantemente atualizados. Garantem também que todas as comunicações com a plataforma são filtradas, segmentadas por firewalls e monitorizadas 24/7. É feita a monitorização em tempo real de eventos, ações e atividades executadas na plataforma, sendo guardadas em segurança caso surja a necessidade de serem investigadas.

Fazendo uma analogia: imagine algo verdadeiramente valioso, que não poderia perder de forma nenhuma (como se a sua vida dependesse disso 😊). Iria guardá-lo num cofre de sua casa ou iria guardá-lo num cofre do banco? Por muito boa capacidade financeira que tivesse, certamente não conseguiria ter um cofre com o mesmo nível de segurança de um cofre de um banco. Nem conseguiria ter seguranças 24/24 a monitorizar. Pois bem… o seu servidor local é como um cofre de sua casa, um servidor na Cloud é o cofre do banco e os seguranças do banco são os especialistas em segurança informática que monitorizam os sistemas 24/24. Continua com dúvidas?

#2 Sem Internet não trabalho

Como ferramenta Cloud, uma das principais funcionalidades é a capacidade de acedermos à nossa conta com facilidade em qualquer lugar. Mas como fazer quando nos encontramos sem acesso à internet ou num lugar remoto? Quando optar por uma solução Cloud, verifique se esta tem uma opção “Work Offline” (como acontece com a plataforma 3DEXPERIENCE) que lhe permitirá utilizar o programa quando não tiver acesso à Internet de forma natural, podendo mais tarde atualizar os seus modelos na plataforma quando voltar a ficar online. Veja aqui, no blog SOLIDWORKS como trabalhar offline.

#3 São Caras

Uma solução Cloud dispensa os habituais investimentos avultados em infraestruturas de rede e servidores porque se trata de uma solução All-in-one, que oferece um pacote completo de serviços (SaaS + PaaS + IaaS):

  • IaaS (Infrastrucure as a Service) – Os recursos da infraestrutura são da responsabilidade do prestador, tais como servidores, routers, racks, datacenters, e outras ferramentas que permitam a transmissão e armazenamento de dados.
  • PaaS (Platform as a Service) – Facilita a administração de recursos contratados ou seja a gestão e manutenção da infraestruturas de hardware fica a cargo do prestador.
  • SaaS (Software as a Service) – Permite o licenciamento de ferramentas mais eficientes e seguras, com atualizações e hotfix automáticos, etc… A responsabilidade de novas funções e correções é do prestador de serviço.

Além disso trata-se de uma solução facilmente escalável e flexível no que toca à aquisição e distribuição de acessos e licenças pelos utilizadores. Podemos mesmo atribuir acessos a determinados utilizadores apenas por um curto espaço de tempo. Para não falar de uma das grandes vantagens que é o facto de poder ser acedida mundialmente através de vários dispositivos.

Agora imagine se precisasse de montar uma infraestrutura do zero ou manter a infraestrutura sempre atualizada. Quanto lhe custaria?

Dentro deste tópico deixo ainda uma sugestão: Consulte as faturas de aquisição de hardware, implementação, configuração e manutenção da infraestrutura. E agora, consegue imaginar o orçamento para manter tudo sempre atualizado?

#4 A Transição é Complexa

O cenário de migração para uma plataforma Cloud está a tornar-se comum, com cada vez mais empresas a migrarem para um sistema na Cloud, pelo que foi pensado e estudado pela grande maioria das plataformas. Assim, o único cuidado que deve ter, quando selecionar uma plataforma na Cloud, é comprovar que a plataforma que eleger tem ferramentas de migração; que é intuitiva e fácil de usar e que tem uma equipa preparada para lhe dar todo o apoio técnico de que possa vir a precisar. Relativamente ao apoio técnico, a equipa CREATRIX  tem especialistas que lhe garantem suporte em todo o processo de migração. Pegando no exemplo da plataforma 3DEXPERIENCE, o onboarding é simples e intuitivo e, caso seja um autodidata, até existe uma aplicação “3DLearner” com formações completas em vídeo que lhe vão permitir adquirir conhecimento com as apps disponíveis. Tem inclusivamente ferramentas que o ajudam a migrar os modelos CAD e dados de projeto na estrutura local (seja no PC ou no servidor) para a Cloud – o “Batch Save” to 3DExperience. Depois só terá de começar a usufruir de tudo de bom que a Cloud tem para lhe dar.

#5 AINDA É POUCO ESTÁVEL

A tecnologia Cloud já se encontra em desenvolvimento por diversas empresas conhecidas de Silicon Valley desde os inícios dos anos 2000 (parece que foi ontem, mas já passaram mais de 20 anos!). A plataforma 3DEXPERIENCE foi apresentada em novembro de 2012 e tem sido desde essa altura a grande aposta da Dassault Systèmes para se diferenciar e apresentar soluções que impulsionam verdadeiramente a inovação. Ainda que continue em constante evolução, já tem vários anos de desenvolvimento e já atingiu o seu nível de maturação para a utilização segura e estável a nível profissional.

#6 A Propriedade Intelectual fica comprometida

Este é um tópico delicado e há que ter algumas precauções. Antes de contratar uma plataforma na Cloud verifique que as condições de licenciamento garantem que o acesso é privado. No caso da 3DEXPERIENCE o acesso à informação e dados é restrito e apenas os elementos da empresa têm acesso. Permite também definir permissões de acesso a cada utilizador de acordo com a sua função. Além disso os dados entre a plataforma e o utilizador são encriptados para garantir a privacidade e integridade dos mesmos.

#7 É só para Grandes Empresas

Ainda que, para algumas mentes, pareça que as tecnologias mais recentes e as novas tendências sejam só adotadas por grandes empresas, temos que ter em consideração que esta tecnologia permite reduzir, ou praticamente eliminar, o investimento inicial (não existem custos de aquisição do hardware, nem de implementação de infraestrutura, e a implementação é mais fácil e menos dispendiosa). Além do que, por pouco dinheiro e de forma imediata, uma start-up ou PME consegue aceder a equipamento e licenciamento do mais alto nível.  Analisando por este ponto de vista, conseguimos compreender porque há cada vez mais empresas pequenas ou com poucos recursos a adotar este tipo de tecnologia.

Conhece mais mitos da Cloud que não estejam incluídos nesta análise? Gosto sempre de conhecer outros pontos de vista, envie-me um email talves@creatrix.pt ou uma mensagem para o linkedin https://www.linkedin.com/in/tiago-sampaioalves/

Tem algumas dúvidas sobre a Cloud? Não hesite em contactar-nos.

Termino com uma sugestão de um pequeno vídeo que, em menos de 3 minutos, explica como começar hoje mesmo na Cloud com a 3DExperience:

Agora que clarificamos os mitos da Cloud, quer conhecer as vantagens?

7 Mitos Sobre as Soluções na Cloud

7 Mitos da Cloud

7 Mitos da Cloud

Tiago Alves

Author Tiago Alves

More posts by Tiago Alves
Close Menu