Saltar para o conteúdo principal
PRODUCTS SW PDM wireframe 001

O Product Data Management (PDM) é um sistema que centraliza os dados de produtos e de projetos. Por esta razão o PDM é fonte de muita da informação confidencial de uma empresa, pelo que deve ser o mais seguro possível.

A decisão sobre usar um PDM local ou em cloud deve ter sempre em consideração a segurança do alojamento.

Como posso garantir que o meu PDM local está seguro?

O SOLIDWORKS PDM local é habitualmente instalado numa máquina virtual do servidor e requer uma boa firewall, para evitar qualquer ataque externo e uma boa gestão de backups para evitar perda de dados.

A tudo isto ainda se recomenda que exista um colaborador responsável, normalmente um responsável de TI (Tecnologias de Informação) para manter tudo atualizado.

PRODUCT CATEGORY PDM data management product management plm hero 001

O Servidor local também tem características mínimas para que não se sinta falta de performance e todos consigam trabalhar sem problemas.

Para fazer a gestão da base de dados é também necessário a instalação de um software próprio, normalmente o Microsoft SQL Xpress, para o SOLIDWORKS PDM Standard, e o Microsoft SQL Standard, para o SOLIDWORKS PDM Professional.

As empresas de maior dimensão, muitas das vezes, já têm muita desta estrutura informática por outras necessidades, pelo que se torna mais lógico usar esta estrutura e instalar localmente o serviço de PDM.

Contudo, nesta situação o PDM funciona de forma protegida dentro da rede interna da empresa, pelo que sempre que alguém está fora da empresa e necessita de aceder a algum ficheiro tem de ter uma ligação VPN à rede da empresa ou ter configurado o web2, que é um acesso público através de um browser, e como tal, menos seguro.

Como posso garantir que o meu PDM na Cloud está seguro?

Quando o PDM está numa cloud, toda a responsabilidade de segurança e de hardware passa para a empresa que fornece a cloud. No caso do 3DEXPERIENCE, é a Dassault Systems quem se responsabiliza pela segurança do PDM.

A Dassault utiliza o conceito de “Segurança em Profundidade [Security in Depth]” que se baseia no facto de existirem vários mecanismos independentes de segurança implementados para diminuir o risco. Uma falha improvável num dos mecanismos, não compromete a segurança dos dados porque será bloqueada por um mecanismo diferente. Podemos saber mais sobre isso no documento que pode consultar aqui.

Toda a gestão do hardware fica na responsabilidade do fornecedor da cloud, pelo que não existe qualquer investimento em hardware nem em outros softwares complementares, como o Microsoft SQL.

O PDM é apenas para grandes empresas?

Todas as empresas têm de lidar com ficheiros, mas tipicamente apenas as maiores empresas investem em complexos sistemas de PDM e em toda a infraestrutura necessárias para que eles funcionem.

Com a adição dos cloud services do 3DEXPERIENCE ao SOLIDWORKS, o PDM foi democratizado e pode agora ser utilizado por qualquer empresa sem terem de fazer um elevado investimento em infraestrutura.

Todas as empresas têm de gerir ficheiros CAD e não CAD, e muitas delas recorrem a pastas de servidor ou até mesmo a pastas locais. Isto faz com que seja sempre difícil saber qual o ficheiro mais atualizado e quem trabalhou com o ficheiro.

Com os cloud services, qualquer empresa pode ter um sistema PDM em cloud que lhe permita, por exemplo, gerir versões e revisões e o historial do produto. Gian Paolo Bassi explica no vídeo abaixo a importância destas ferramentas para qualquer empresa.

Afinal devo ter um PDM local ou um PDM na Cloud?

Consulte o documento que preparamos para o ajudar a esclarecer todas as dúvidas que ainda terá, assim como a nossa página dedicada aos serviços em Cloud.

Ver DocumentoVer Preços
pt_PT